quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Feliz Aniversário

Com o olhar perdido um velho senhor olha a imensidão que eram as suas terras. Segura o copo de whisky com leveza, não por ser educado, mas porque pagou o preço do tempo e agora com seus oitenta anos não possuía mais tanta força no seu corpo. Contemplava o que poderia vir a ser sua última primavera comemorada. Ao seu redor se reunia a imensa família: filhos, netos, bisnetos... Mas nenhum amigo de confiança. Pois os amigos de confiança já haviam sido enterrados ao longo da caminhada.

Sorriu sozinho ao lembrar que construiu todo este império em meio a muita luta. Naqueles tempos de juventude, foi capaz de enfrentar muito homem armado, quando se tratava de aumentar suas terras. Mas hoje, morre de medo de olhar ao relógio, pois sabe que cada segundo a mais passou a ser um segundo a menos.

Em meio à comemoração nota a espirituosidade e vivacidade de um jovem dançando. Ele nunca teve tempo para sorrir assim as rugas em seu rosto e olhar cerrado o condenam. Esboçam o retrato de um homem que só viveu para aumentar a sua fortuna. Mas não mudaria seu passado.  Quando criança passou fome e jurou que iria ser rico. Pois bem, o dia chegou.

Chama um de seus guarda costas e pede para que ele vá até o moço e o chame. Deseja ter uma conversa com o rapaz. Quem sabe a sua vivacidade alegrasse este velho que já estava contando os seus dias. Com um sorriso largo, o jovem rapaz vem em sua direção e o saúda.

Bom dia Senhor Venâncio.

O velho dá um sorriso com sua boca torta e olhar desconjuntado.

Bom dia rapaz. Você é quem mesmo?

Com o rosto rubro o rapaz responde.

Desculpe, sou amigo da sua neta Natália. Ela que me convidou para sua festa.

Não precisa se desculpar rapaz. Só queria uma boa conversa, afinal você parece tão vivaz e alegre. O que te faz ser assim?

O rapaz dá um sorriso largo e sem pestanejar dispara:

Eu vivo a vida, cada segundo sem esperar que o próximo venha. Se o próximo segundo vier bem, se não, será um ultimo segundo bem vivido.

O velho dá uma risada, e não acredita que um conselho de um jovem possa ser tão útil. Como é simples ser feliz. A sua vida apesar de toda riqueza, foi muito amarga.Se tivesse o pensamento que este jovem tem, talvez tivesse tido menos tempo de vida, porém teria vivido mais.

Olha rapaz, minha propriedade vai até aonde sua vista morre, eu tenho mais umas cinco casas fora esta fazenda. Carros, barcos, helicóptero e ainda assim invejo a sua vida.

Bom, eu não trouxe nenhum presente para o senhor, pois imaginava que já tivesse de tudo mesmo. Mas há muitos anos eu ganhei esta moeda. Quem me deu disse que ela pode lhe ofertar um desejo. Tome para o senhor de presente.

O velho deu uma risada, pensando consigo mesmo o quão espirituoso era este garoto. Quem dera pudesse ser igual ele e acreditar que essas coisas existem. Mas não quis discutir, apenas aceitou e guardou a moeda em seu bolso. O garoto levantou e disse suas últimas palavras:

Somente duas coisas. A primeira é que seu desejo só durará doze horas. A segunda é que para funcionar o senhor precisa dizer:Eu daria qualquer coisa para, e complete a frase com o que deseja”.

O dia rapidamente passou e se fez noite. O senhor já não tinha mais a mesma disposição, entretanto permaneceu em sua sala até por volta da meia noite. Já estava ébrio quando olhou no espelho e viu sou corpo já vitimado pelos anos. Foi quando percebeu que com uma das mãos segurava a moeda que lhe foi dada pela manhã. Apertou-a bem e sem saber o motivo, disse olhando ao espelho:

Eu daria qualquer coisa para ser jovem novamente.

Mas o velho de corpo decrépito continuava em frente ao espelho, e riu de si mesmo por acreditar em tal tolice. Seu momento de contemplação foi interrompido quando alguém adentrou a sala e disse:

Oi, você viu meu pai por aqui?

Amélia? Sou eu, não me reconhece.

A senhora já com seus cinquenta e poucos anos, sorriu sem graça.

Me desculpa, mas não! A família é tão grande, você é de qual parte mesmo?

Neste momento ele se olhou no espelho mais uma vez e constatou que o velho Venâncio ainda estava ali. Mas ao olhar suas mãos com os próprios olhos viu que todas as manchas que deduravam sua senilidade haviam sumido junto com a pele caída que lembrava um pescoço de tartaruga.

Sou um primo distante. Acho que o seu pai, o seu Venâncio foi se deitar. Com licença, eu preciso ir lá fora.

Venâncio sai andando pela porta, mas andar não bastava. Como um trem que levemente começa a sair da estação o seu andar se torna uma corrida. Que o levou a todo vapor para um de seus estábulos. Pegou um cavalo e cavalgou noite adentro com vento no seu rosto até um riacho. Subiu em uma árvore, coisa que não fazia há tempos, e pulou de ponta no rio. Nadou até a exaustão.

Subiu novamente em seu cavalo e assobiando foi para cidade. Ao chegar foi direto a um bordel, onde bebeu e amou durante a noite toda. Não acreditou que aquilo estava acontecendo. Era jovem mais uma vez! Podia viver toda a sua vida novamente, mas agora com dinheiro, viveria de verdade.

Mas uma dúvida tirou sua felicidade, ao lembrar o que o rapaz havia lhe dito. “Seu desejo durará somente doze horas”. Divertiu-se tanto que já era de manhã e não havia sequer pregado o olho.Resolveu conferir no relógio e descobriu que já eram dez horas da manhã do outro dia. Subiu no seu cavalo e foi pra casa, aonde pela janela entrou escondido em seu quarto.

Deitou na cama a espera do relógio, e novamente o relógio era o seu algoz. Ao bater meio dia o velho voltou a sua antiga condição, perdendo toda a sua mocidade. Inconformado ele gritou do quarto:

Natália! Natália! Venha aqui...

Sua neta entrou correndo no quarto assustada.

O que foi vô? Aconteceu alguma coisa?

Onde está aquele rapaz que você trouxe ontem para a festa?

Que rapaz vô? Eu não chamei ninguém!

Um rapaz alto, de cabelo escuro e olhos claros. Estava dançando.

Vô eu não chamei ninguém para a sua festa!



O velho escutou a frase retumbando dentro da sua mente “Eu daria qualquer coisa para ser jovem novamente”. Seu coração foi apertando, e o rosto de sua neta ficou desfigurado, enquanto se banhava em suor. As mãos estremeceram, e sentiu seu lado esquerdo do corpo inteiro adormecer. E soltou seu último suspiro.

6 comentários: