terça-feira, 11 de agosto de 2015

Lembranças Escritas



No final da minha rua havia um pequeno sebo, onde eu costumava passar as tardes garimpando
pequenos tesouros da literatura. O dono, Senhor Ribas, já estava acostumado em me ver por lá todos os dias. Sempre conversamos sobre literatura, arte, musica e o inexplicável. O senhor Ribas, contava varias historias sobrenaturais. Nunca acreditei totalmente em suas historias, porém não as deixei passar em branco.

Minha historia favorita é sobre um pequeno livro que o senhor Ribas leu durante sua juventude. Ribas sempre foi um apaixonado pela literatura, e desde muito cedo aprendeu outras línguas. Uma delas foi o alemão, assim como eu , ele adorava garimpar em sebos por livros usados.
Durante um destes garimpos, achou um pequeno livro de capa marrom, muito surrado e com o titulo impresso em preto na capa. Folheou o livro e descobriu uma peculiaridade, o manuscrito não possuía números em todas as páginas, somente no início de cada capitulo. Não tinha mais que cem páginas e exatos cinco capítulos. Seu título era “Contos da minha alma”.  E estava todo escrito em alemão.

Empolgado, pois já havia dois anos que estudava alemão, comprou o pequeno livro e levou para casa. Começou a ler o livro, as primeiras páginas falavam sobre um velho homem que havia sido arrancado de sua casa e mandado a um campo de concentração nazista. Era um capítulo muito triste e angustiante, tão angustiante que ao chegar ao fim ele pensou:

Pobre homem, espero que isso não lhe tenha acontecido, seja somente um conto”

Quando iniciou o segundo capítulo, a primeira frase era – “Meu caro leitor quisera eu que esta experiência tivesse sido só um conto, mas foi uma torturante realidade...” – o senhor Ribas achou muito intrigante, a tamanha coincidência da primeira frase do segundo capítulo responder exatamente o que pensava. Isso lhe deu mais ânimo em prosseguir com a leitura. O segundo capítulo, contava como o homem foi obrigado a assistir experiências cruéis que eram realizadas no seu local de cativeiro.

Uma destas experiências era sobre uma mãe, que havia dado a luz e a colocaram em uma jaula junto de seu filho sem comer. Após alguns dias a criança faleceu e a mulher acabou comendo sua cria. Aquele relato embrulhou o estômago, do senhor Ribas, que pensou:

Deus a que ponto está mulher chegou

Para seu total espanto, as primeiras palavras do terceiro capítulo foram - “É fácil julgar as decisões de uma pessoa desesperada, quando se está sentado em seu sofá no conforto de sua casa...” - Aquilo, deixou o homem estarrecido. Ele ficou tão intrigado, que o fez pular para o ultimo capítulo, apenas para ler as primeiras palavras, que eram – “  Não tente adiantar as coisas, leia tudo e entenda o que passei...”.

Após ler isso, senhor ribas retornou para sequencia de leitura. A cada capítulo passado, parecia que o livro conversava com ele, o livro marcou muito senhor Ribas. Pois trazia sucintamente, porém com ricos detalhes, o horror que guerra causou ao povo judeu.

Terminada a leitura, senhor Ribas vasculhou o livro, atrás de um nome que lhe desse uma pista do autor, mas não achou, o que viu foi na folha final do livro, uma escrita quase que apagada em tom vermelho. Que assim dizia:

“Deixo aqui minha alma para que todos saibam o que foi está guerra”

Depois disso, ele levou o livro para seu antigo professor de alemão. Pois alguma coisa lhe dizia, que devia compartilhar aquilo com alguém. Entretanto não teve a oportunidade de discutir o livro com seu professor, que se mudou sem dar explicação ou deixar endereço semanas depois. Anos depois senhor Ribas, recebeu uma carta da Alemanha, sem remetente, com a seguinte frase.

“Pronto à alma dele está livre”

Antes de levar o livro ao seu professor, Ribas copiou o nome dos capítulos e fez uma pequena tradução deles:

1-      Minha Experiência de Vida
2-      Alma quebrada não se repara
3-      Está dentro da sua mente
4-      Neste lado escuro e frio do mundo
5-      Livro da salvação

Você já conseguiu ver, o que ele descobriu de intrigante?






Nenhum comentário:

Postar um comentário